O Mês de maio está no fim e com ele o desfecho do 2° Concurso Cultural de Redação do CFC Real. Este ano, o projeto educativo contou com a parceria com a Herics Idiomas, com apoio da 6ª Coordenadoria de Educação Regional de Santa Cruz do Sul, através do Programa Escola Melhor Sociedade Melhor.

 

O CFC Real buscou integrar-se à comunidade Escolar, através desta campanha, focada nos alunos do 3° ano do ensino médio, estes que são jovens concluintes e os próximos futuros motoristas.  O objetivo era colocar em pauta o que os jovens pensam sobre o trânsito, hoje como pedestres e futuramente como condutores, através do tema da campanha MAIO AMARELO, “No trânsito, o sentido é a vida”.

 

Mas o que é o MAIO AMARELO?

É um movimento que nasceu com uma proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo. Um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, que deve ser seguro para todos em qualquer situação. O objetivo desta campanha é o de colocar em pauta, para a sociedade o tema trânsito, estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades.

 

A ONU decretou a década de ação para segurança no trânsito em 11 de maio de 2011 e por isso a campanha acontece anualmente neste mês. E o amarelo vem simbolizando a cor da atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

 

Tendo em vista que procuramos a cada dia conscientizar os jovens sobre um trânsito mais seguro, a fim de diminuir as imprudências e consequentemente o número de vítimas, projetos como este são bem quistos pela comunidade. Os professores das Escolas participantes do Concurso tiveram que trazer o conteúdo TRÂNSITO para debate em sala de aula com os alunos e realizar redações com o tema proposto.

 

Este ano foram 9 Escolas participantes de Santa Cruz do Sul, sendo destas 7 Estaduais e 2 Particulares. Destas, foram 70 redações recebidas e classificadas pela Comissão Julgadora composta por 9 integrantes envolvidos com a Educação e com o Trânsito.

 

As Escolas participantes do Concurso foram:

  • Colégio Estadual Professor Luiz Dourado;
  • Colégio São Luís;
  • Escola Educar-se;
  • Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo Kliemann;
  • Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira;
  • Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica;
  • Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário;
  • Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz;
  • Escola Estadual Willy Carlos Fröelich;

 

A grande vencedora foi Amanda Borba de Freitas, aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, que levou um notebook novinho para casa com sua brilhante redação, intitulada “Uma questão de atitude” e uma bolsa de estudos da Herics Idiomas. Confira um pequeno trecho da redação abaixo:

 

“Se pudéssemos voltar atrás, grande parte de nós evitaríamos um trágico acidente, assim como a morte de um ente querido. Não existem máquinas do tempo que possam reparar nossos erros, mas um cidadão consciente no trânsito, pode evitar grande parte deles”.

 

Ao fim do projeto, os realizadores agradecem a todos os professores e alunos que, juntos, tornaram possível o 2º Concurso de Redação, através de belas e comoventes redações. Embora ainda haja muito trabalho pela frente, O CFC Real acredita plenamente na capacidade de futuros condutores para a manutenção de um trânsito mais seguro, consciente e responsável.

2° Concurso Cultural de Redação: MAIO AMARELO

[email protected]

(51) 3715.1717

Centro de Formação de Condutores Real - 2024

Desenvolvido por Artistic Web e Elefante CW