CNH DIGITAL: A VERSÃO ELETRÔNICA DA SUA HABILITAÇÃO

A CNH digital, agora também chamada de Carteira Digital de Trânsito (CDT), é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação gerada em um aparelho Smartphone, por meio de um aplicativo gratuito.  A adesão é opcional e tem como função armazenar todas as informações da carteira impressa, garantindo a autenticidade do documento. Praticidade, segurança e comodidade para o condutor são algumas das vantagens da versão digital, cujo valor jurídico é o mesmo do documento impresso.

Como faço para ter a minha?

Existem alguns pré-requisitos para você ter a sua. Aí vão eles:

  • Ter a sua CNH física válida com QR Code impresso no verso (o código está disponível nos documentos de habilitação emitidos a partir de 02/05/2017);
  • Realizar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran;
  • Baixar o aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, oferecido pelo SERPRO, pela Google Play Store e pela App Store.

 

Entendi, mas como faço para solicitar?

Ao realizar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran, você vai receber um e-mail com o link para ativação do registro. Após essa etapa, acesse o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no seu Smartphone, faça o login e clique no símbolo “+” para adicionar a CNH Digital.

A autenticação que permite gerar o documento eletrônico pode se dar de três formas: diretamente pelo celular, com uso de certificado digital, ou através da validação do e-mail e do número de celular previamente cadastrados no Detran.

Observação: Uma vez adicionada à Carteira Digital de Trânsito, a CNH eletrônica poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

 

Eu quero, mas quanto custa?

Por essa você não esperava! A geração da Carteira Digital de Trânsito não tem custo. Mas, se o seu documento físico tem data de expedição anterior a 02/05/2017 e você não quer esperar pela sua próxima renovação, pode solicitar uma nova expedição da CNH com QR Code. Para isso, venha até o CFC Real e solicite uma segunda via, com taxa de R$ 55,42.

 

Fique atento! É permitido dirigir apenas com a CDT, mas o condutor precisa estar atento para a bateria do seu Smartphone. Para eventuais fiscalizações, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que o condutor está conduzindo sem o documento de porte obrigatório, estando sujeito a multa.

 

Se precisar de ajuda para fazer a sua, utilize este tutorial disponível pelo Denatran:

https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/carteiradigital/tutoriais/html/index.html ou venha até o CFC REAL que nós ajudamos você

[email protected]

(51) 3715.1717

Centro de Formação de Condutores Real - 2024

Desenvolvido por Artistic Web e Elefante CW