É muito comum a gente questionar: Por que minha CNH tem validade diferente do meu amigo? Calma, a gente explica para você por que isso é possível de acontecer e tem acontecido cada vez mais.

A validade da Carteira Nacional de Habilitação está condicionada ao prazo de vigência do Exame de Aptidão Física e Mental (no caso o exame médico e psicológico). Os mesmos serão renovados a cada 5 anos, ou a cada 3 nos para condutores com mais de 65 anos de idade. Mas atenção, se o agente examinador (médico e/ou psicólogo) detectar algum indício de deficiência física, mental ou progressividade de doença que possa diminuir a capacidade para conduzir o veículo, o prazo de validade do exame poderá ser diminuído para até 1 ano.

Também é passível de diminuição do período de validade pessoas que apresentam características como ansiedade, depressão e agressividade, que são diagnosticados pelo profissional psicológico na hora do exame.

Dúvidas estão sendo geradas em questão do pronunciamento do Sr. Presidente da República, Jair Bolsonaro, ao alegar a vontade de aumentar a validade da CNH para até 10 anos. De momento, permanece tudo como previsto até então na Legislação de Trânsito Brasileira, sendo o limite de 5 anos.

De quanto em quanto tempo preciso renovar a minha CNH?

[email protected]

(51) 3715.1717

Centro de Formação de Condutores Real - 2024

Desenvolvido por Artistic Web e Elefante CW